10-BANNER-12Recuperado

Livramento: APRAF e Colônia se reúnem com pescadores, em pauta Seguro Defeso e PAA

Já estão em pratica as atividades da Associação de Aquicultores, Pescadores, Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Livramento – APRAF, que surge com o objetivo maior desenvolver demandas nas atividades rurais, entre as áreas produtivas: bovina, caprina, suína, avicultura, psicultura e outras. A instituição, conta com parceria técnica de profissionais das áreas de veterinária, zootecnia e agronomia.

No último sábado (25/11), a APRAF realizou uma agenda de atividades. Começando com uma “Série de Palestras Produtivas”, a primeira ministrada foi em parceria com Associação Comunitária dos Agricultores Oseas Cassimiro de Araújo, os associados receberam orientações sobre a importância do associativismo e a qualidade do rebanho bovino, palestra realizada pelo veterinário, Rodolfo Leite.

APRAF e os pescadores

Ainda no sábado em Livramento, mais de 30 associados/pescadores e o presidente da APRAF, Doía, estiveram reunidos com a presidente da Colônia de Pescadores, Emanuela Silva, para debater a pauta: Seguro Defeso 2023 e, parcerias com o Governo Federal para aprovação de projetos para o PAA.

“Agradecemos a presença da presidente, Emanuela Silva, por ter vindo de Juazeirinho, até aqui para nos atender. Informando, que a APRAF já estar apita a receber recursos do Governo Federal. Inclusive, com pré-projeto do PAA. E também cadastrou a associação no Programa de Habitação Rural, junto a Secretaria Estadual de Pesca. Assim, aguardamos o andamento do projeto”, informou o presidente Dóia.

Em breve, a APRAF divulgará sua nova agenda de Palestras Produtivas e cursos de capacitações. E quais profissionais estarão fazendo parte dessas atividades.  

Seguro Defeso 

Seguro Defeso é um benefício pago ao pescador artesanal, que fica proibido de exercer a atividade pesqueira durante o período de defeso de alguma espécie. 

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.   

Por: Marcos Lima